Select Page
Dr. Paulo Vale

Dr. Paulo Vale

É Licenciado e Doutorado em Biologia pela Universidade de Lisboa (1992/2000), e exerce funções de Investigador Auxiliar num Laboratório de Estado.

Especializou-se em toxinologia marinha desde 1993, realizando actividades técnicas e de investigação relacionadas com a segurança de alimentos marinhos e microalgas tóxicas, recorrendo a metodologias de química analítica (HPLC, LC-MS) e bioquímicas (ensaios enzimáticos ou imunológicos). Mais recentemente tem-se dedicado também a pesquisas no campo da heliobiologia e fotobiologia aplicadas ao estudo in vivo e in vitro de microalgas tóxicas.

É autor/co-autor de 70 artigos em revistas internacionais, revistas nacionais e capítulos de livros, incluindo diversos artigos em revistas relacionadas com saúde pública na sua vertente ambiental. Foi revisor de mais de 250 artigos para mais de 60 jornais com revisão por pares. Apoia aulas de mestrado/pos-graduação em segurança alimentar e orientação de alunos universitários. É membro do corpo editorial do jornal Marine Drugs.

É electrosensível (EHS) há cerca de duas décadas, tendo-se interessado pelo fenómeno crescente de poluição electromagnética. É palestrante e divulgador desta problemática em Portugal desde 2010, via Internet (Blog: http://electrosensibilidade.blogspot.com/) e em congressos de medicina complementar/alternativa. Tem-se interessado também pelo tema da radiação natural não–ionizante de origem espacial, cuja grande variação decadal é suscetível de alterar a saúde humana. Tem aplicado este conhecimento ao estudo da suscetibilidade de microalgas tóxicas às variações da actividade solar e geomagnética.

Radiações Naturais

Idioma

Veja aqui os outros Oradores do Congresso 2021

Veja aqui as Palestras do Congresso 2020