
Sónia Rocha
Como mulher sempre acreditou no poder feminino para gerar e parir com saúde e prazer. Os nascimentos dos seus filhos mais velhos (2000 e 2003), embora tendo resultado de partos hospitalares induzidos e medicalizados, foram vividos com muito prazer e reconhecidos como as melhores experiências da sua vida, no entanto, sempre soube que ambas as experiências tinham margem para serem muito mais prazerosas e empoderadoras.
A terceira filha (2016) e a quarta filha (2020) vieram proporcionar as experiências com que sempre sonhou, ambas nasceram em partos domiciliários planeados, sem qualquer tipo de intervenção, uma terra e outra na água, saindo de si diretamente para as suas mãos sem que ninguém sequer lhe tocasse. Foram experiências avassaladoras, empoderadoras e orgásmicas, que a nutriram pessoal e profissionalmente.
Amamentou a 3ª filha mais de 4 anos e ainda amamenta a mais nova de 15 meses. Como profissional de saúde, ser parteira foi sempre o seu objetivo e a sua grande paixão.
Na realização da especialidade constatou que esta se centrava no modelo biomédico longe da sua visão da obstetrícia, motivo pelo qual procurou respostas às suas inquietações e certezas em livros, documentários e formações com parteiras de renome internacional como Verena Schmid e Anna Maria Rosseti, Cornelia Enning, Barbara Harper, Naolí Vínaver e médicos obstetras como Michel Odent, Ricard Herbert Jones entre outros.
Logo em 2007 escolheu o seu caminho e em 2008 iniciou assistência a mulheres/casais grávidos tendo por base um modelo de continuidades de cuidados – Midwifery Model of Care, promovendo a fisiologia natural e saudável ao longo do ciclo gravídico-puerperal. Neste caminho, surgiu o contacto com o uso da água durante o trabalho de parto e parto por opção da mulher/casal. Pelo que há mais de 10 anos que acompanha mulheres e casais ao longo do ciclo gravídico-puerperal, ou seja, é a sua parteira da gravidez ao pós-parto (onde se incluiu a amamentação), assistindo os seus partos cuja grande maioria são partos fisiológicos na água ou terra, em ambiente domiciliário ou hospitalar.
Neste percurso conta com mais de 150 grávidas/casais assistidos, dos quais a grande maioria com partos domiciliários de sucesso e dentro de água.
Parto na água e Medicina Integrativa
Idioma
